Os produtos cosméticos
e de higiene pessoal convencionais, podem incluir ingredientes naturais na sua
composição, mas contêm uma variedade de químicos de síntese cuja absorção pelo
corpo humano tem vindo a ser frequentemente associada a problemas de saúde.
O Environmental
Working Group (EWG) analisou os ingredientes de produtos cosméticos e de
higiene pessoal em relação a bases de dados governamentais, da indústria e
académicas, de químicos perigosos tendo concluído que:
- Mais de 1 em cada 5 produtos contêm químicos associados a cancro;
- 80% contêm ingredientes que normalmente contêm impurezas perigosas;
- 56% contêm intensificadores de penetração que ajudam a levar os ingredientes a camadas mais profundas da pele.
Nota: Poderá encontrar mais informação a este respeito nos sites do EWG e
da The
Campaign for Safe Cosmetics).
Efectivamente, apesar de a capacidade dos diferentes
químicos de síntese penetrarem a pele, que é o maior órgão do nosso corpo, ser
variável, e de estarem incluídos em maior ou menor quantidade nos diferentes
cosméticos convencionais, é o efeito cumulativo decorrente da utilização de
vários destes produtos diariamente que potencia os riscos associados à sua
utilização, especialmente para as crianças.
Pelo contrário, os cosméticos naturais e biológicos
caracterizam-se pela ausência de substâncias tóxicas, derivados do petróleo e
produtos geneticamente modificados.
No que respeita aos produtos biológicos, também o
processo produtivo é pensado de forma a não agredir o meio ambiente, aliando
valores de sustentabilidade e responsabilidade social.
Como reconhecer? Leia
sempre os rótulos com atenção a todos os ingredientes pois a classificação de
um produto como natural não exclui a possibilidade de conter ingredientes
químicos e/ou tóxicos na sua composição.
Para sua segurança,
prefira produtos certificados que,
na generalidade das situações, garantem ainda que os produtos não foram
testados em animais.
Compra cosméticos naturais e biológicos? Não sabe onde encontrar? Acha que não têm preços acessíveis?
Se não compra, porque não muda os seus hábitos?
Veja este video
Sem comentários:
Enviar um comentário